PUNKER ZERO ZERO

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Zero Zero Indica #1 - Statues on Fire - No Tomorrow (2016)



Algumas bandas já começam grandes, por vários motivos, e o Statues on fire é, sem dúvidas, uma dessas bandas. Se eu pudesse indicar os motivos de uma banda tão nova - o Statues, segundo o site da própria banda, foi formado em 2013 - já ser uma grande banda, eu apontaria dois:

A. A bagagem dos integrantes dentro da música pesada, André(guitarra/vocal) e Lalo(Baixo), já são velhos conhecidos da cena, pelo anos de serviço prestados ao hardcore com o Nitrominds(1994-2012)e, posteriormente, com o Musica Diablo. E o baterista Alex, que continua quebrando tudo no Kacttus. Agora, some a essa mistura, o guitarrista André Curci.
B. É uma banda que entende o próprio som, e o faz da melhor forma possível.

No primeiro disco, Phoenix(2014), "us" caras se apresentaram ao mundo, com um hardcore melódico da melhor qualidade, sem dever nada a ninguém, nem mesmo aos próprios projetos anteriores -apesar das comparações. Agora, dois anos depois, eles estão de volta com trabalho novo: No Tomorrow.


Lay on the Others abre o disco e já dá aviso do que está por vir, com uma introdução marcante, tanto música quanto disco, começam bem, com peso e a velocidade na medida certa, o que já indica as influências de Crossover e outras variantes do mais pesadas, ainda dá tempo de encaixar umas texturas de guitarra -Não é a toa que o André Curci tem um Canal no Youtube dando umas dicas sobre o mundo das seis cordas.
A segunda faixa, My Shoes are Tight, mostra a faceta hardcore melódico do grupo, e abre a galeria de grandes refrões que é esse disco, e não confunda bons refrões com músicas "mais ou menos", a faixa seguinte, Nowhere Is Always Are I Go, que já havia sido lançada numa versão single, canção rápida e com refrão para cantar junto. No Tomorrow, faixa que dá nome ao disco, retoma o clima Metal da primeira, o riff de guitarra dos versos e o solo poderiam estar em qualquer disco de Heavy Metal clássico, e mais um refrão para cantar junto nos shows. Nevertheless volta ao hardcore, mas o destaque fica para voz de Andre que imprime emoção a música. Minority Ain't No Longer Just a Few também flerta com crossover e também deixa o refrão ecoando na mente. Cause for Alarm é aquele hardcore para enlouquecer o pit, fazer a molecada cantar, e que chama atenção para melodias vocais, não tão retas como o estilo costuma entregar. You Shattered é uma canção surpreendente, depois de tanto porradaria e velocidade, o ritmo cai um pouco para nos entregar uma balada - não leia balada como algo pejorativo, pois não é - plugada, porém, com direito a harpejo de guitarra limpa -Pô, Statues manda uma versão acústica "panois" aqui, vai ficar ótima.
Fechando o disco as faixas Nothing is Really True e Nothing To Prove seguem uma linha mais hardcore e nos deixam o gostinho de quero mais. Não falei das letras por dois motivos, o primeiro é que as letras infelizmente não estão no Bandcamp/Site da Banda/outros. Já o segundo é melhor, a banda fez um faixa a faixa, para o Nada Pop, onde fala do significado de cada canção. LEIA AQUI.

A arte da capa - que é linda, diga-se de passagem - é do Marcus Zema. O mesmo responsável pela bela arte do Phoenix. Já a produção e mixagem ficaram por conta do deuses do metal, Marcello Pompeu(o Pompeu) e Heros Trench, do Korzus.

No Tomorrow é um ótimo disco, que não deve nada ao seu predecessor, e nem à ninguém. Eu sei o disco nem bem saiu, mas ao fim da audição, tu já quer mais. Eu ainda estou ouvindo direto e mal posso esperar por mais.

PARA OUVIR:
http://statuesonfire.bandcamp.com/album/no-tomorrow

Um comentário: